quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Software livre e software gratuito: a diferença

Ao contrário do que muitos pensam o Software Livre não é mesma coisa que Software Gratuito. Quando o Software é Livre o seu código- fonte está disponível para pessoa alterá-lo, adequá-lo às suas necessidades. Já no Software Gratuito a pessoa pode usar sem precisar pagar, mas em compensação não tem acesso ao código- fonte, não pode alterá-lo, nem estudá-lo podendo apenas usá-lo  na forma como foi disponibilizado.
O sistema operacional de Software Livre mais conhecido no mundo é o Linux,  que teve como criador Linus Torvalds. Torvalds pensou em criar um sistema colaborativo que atendesse  não somente as suas necessidades como também fosse útil as outras pessoas, fazendo isso estava criando uma Comunidade que reunisse grande número de programadores e colaboradores no mundo inteiro mantendo um sistema operacional confiante, dinâmico e colaborativo.
O Linux a cada dia vem conquistando vários usuários domésticos, empresas de vários portes, etc. já que oferece um sistema confiante e barato, que é possível alterar o código- fonte.
A licença para o uso do Linux é a GPL (GNU Public License) que consiste em uma das formas mais conhecidas de distribuição de programas. A maior parte dos Softwares para o Linux é baseado na licença GPL. A licença é um documento que permite o uso e a distribuição de programas. A licença GPL permite que a pessoa copie o programa, instale enquanto computador  quiser, veja, estude, altere o código-fonte.
A licença GPL pertence à Free Software Fundation, como o próprio nome diz, é uma organização que trabalha em prol do Software Livre.
É preciso salientar  que o conceito Software Livre não se aplica apenas ao Linux. Qualquer programa independente da plataforma pode ter o código- aberto.
O Software Livre pode ser de grande importância em pesquisas e avanços tecnológicos principalmente para países subdesenvolvidos, já que é mais barato que o sistema proprietário e permitirá a inclusão digital de muitas pessoas. Alem do mais a população teria um sistema operacional de extrema qualidade em avanços na educação, na formação de profissionais, etc.

Nenhum comentário: