quarta-feira, 10 de novembro de 2010

HACKER: MOCINHO OU VILÃO?

É comum as pessoas empregarem o termo HACKERES pejorativamente para caracterizar a prática de pessoas que invadem um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética, com intuito de  danificar  programas, roubar senhas, disseminar vírus, etc. Esses cibercriminosos são caracterizados como CRACKERES.  Ao contrário do que muitos pensam, os HACKERES são pessoas que “usam a inteligência praticando o bem”. São pessoas empenhadas em compartilhar, colaborar as informações em Software livre facilitando o acesso aos recursos disponíveis na rede.

No Evento sobre Ética Hacker que ocorrreu na FACED-UFBA, o professor e sociológo Sérgio Amadeu  trouxe a importancia de respeito aos princípios da ÉTICA HACKER  nas comunidades virtuais que é baseado no tripé: liberdade, colaboração e conhecimento.
O  professor também trouxe grandes nomes como Steven Levy e Pekka Himanen . Com base no primeiro  autor, Amadeu falou sobre alguns dos princípios que regem a ÉTICA  HACKER como: acesso ilimitado, compartilhamento informações livres, descentralização do conhecimento,etc. Já Pekka Himanen é autor do livro The Hacker Ethic and the Spirit of the Information Age(A Ética dos Hackeres e o Espírito da Era da Informação), nessa obra, a Ética Hacker é diferente da Ética do Trabalho de Max Weber. Para Weber o Trabalho é visto como algo importante para a vida do homem. Na ÉTICA HACKER, Himanen defende  a idéia de prazer e paixão pelo trabalho. O dinheiro para os HACKERES  não é visto como algo essencial, a sua riqueza material reside na verdadeira paixão em contribuir na formação de outras pessoas.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL943271-6174,00-ENTENDA+O+QUE+FAZ+UM+HACKER+E+A+POLEMICA+EM+TORNO+DESTA+PALAVRA.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_hacker



Nenhum comentário: