quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Educação digital

A sociedade vem passando por imensas transformações: sociais, culturais e tecnológicas, diante esse contexto o modelo ensino ainda se mantém congelado no tempo e isso predomina fortemente nas universidades e em algumas escolas, onde o processo de ensino é focado no professor e o aluno é isolado no processo de ensino- aprendizagem.
Esse modelo, contudo se distancia da realidade dos alunos da era digital, pois o que eles desejam é aprender de forma criativa, interativa e libertadora e não no ensino baseado apenas em difusão no sentido único e linear.
Embora existam algumas disciplinas que pautam seus estudos em seminários, laboratórios, etc. o modelo dominante continua o mesmo.
O modelo de difusão foi adequado aos anos 40 e 50 onde as pessoas recebiam a difusão da TV, dos pais, dos professores e dos patrões. No entanto nessa Nova Era a TV vem perdendo espaço para a internet, por essa ser mais estimulante e interativa.
Estar diante da TV e do professor sem que haja uma interação não funciona mais hoje em dia. Os jovens aprendem de modo diferente, não sequencial, interativo, assíncrono multitarefa e colaborativo.
Os jovens estão sempre aptos a enfrentar o desafio da era digital, nesse sentido os educadores devem abandonar as aulas tradicionais e sair de modo de difusão. Depois devem encorajar os alunos a descobrir por si mesmos e aprender um processo de descoberta e pensamento crítico, em lugar de apenas informações transmitidas pelo professor.

Nenhum comentário: