sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Educação à Distância

Pierre Levy falando sobre Cibercultura


A modalidade de Educação à Distância já existia antes da intensificação do uso da internet. No inicio do século XX, os cursos profissionalizantes já apostavam na modalidade de ensino através de cartas, rádio e TV. Com a internet a modalidade torna viável no ensino superior principalmente para a formação de professores em cursos de Pedagogia e Licenciaturas.

Embora venha que vem ganhando destaque ainda existe informações preconceituosas quando se fala sobre a formação acadêmica por esta modalidade. No mercado de trabalho portanto, a pessoa que é formada em EAD sofre desvantagens em relação às pessoas que possuem o curso presencial.

O que leva  a modalidade de ensino à distancia ficar sem qualidade são algumas  Instituições de ensino superior de caráter privado que oferecem  a modalidade sem comprometimento com o estudante, por isso antes de se matricular em alguma na  modalidade é necessário que o aluno conheça os métodos de ensino, o tipo de material didático, os tipos de interações  disponíveis, etc. Desse modo tem garantia se a instituição é credenciada, reconhecida e fiscalizada pelo MEC.

Existem vários mitos que diz respeito à modalidade,  porém é preciso buscar informações e esclarecimento para não reproduzir idéias estereotipadas e fragmentadas referente a formação em EAD em relação ao Currículo, Didática, Avaliação, etc.
Como por exemplo, o tempo de interação do aluno-professor é o mesmo  na modalidade presencial; às avaliações possuem mesmo o nível de exigência que nos cursos presenciais; as provas, trabalhos em grupos, aulas de laboratório são realizadas em pólos presenciais; o acompanhamento das discussões on-line é necessário traçar uma rotina que inclua leituras obrigatórias e complementares.

É preciso salientar que para quem opta pelo curso de pedagogia ou Licenciatura, deve cumprir a mesma carga horária de estágios que as pessoas matriculadas na modalidade presencial e registrar o andamento das atividades realizadas na escola

Nenhum comentário: